O College of Culinary Arts da Universidade Johnson & Wales (JWU), situado em Providence, EUA, é uma das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino em todo o mundo. Atualmente conta com cerca de 3500 alunos e mais de 80 chefs oriundos de vários países e com grande experiência internacional.

A colaboração com a JWU, que teve início em 2008, é a mais importante a nível internacional para a EFTH. Anualmente, formadores desta Escola vão aos EUA para aperfeiçoar conhecimentos técnicos e métodos de ensino. Por outro lado, desde 2009 vários Chefs daquela Universidade vieram a Ponta Delgada ministrar aulas aos alunos dos cursos de formação inicial, enriquecendo o seu currículo formativo, não só pelos conteúdos técnicos mas também pela experiência que representa ter aulas ministradas em inglês.

Desde 2009 já passaram pela EFTH vários formadores da JWU, ministrando várias meses de aulas, em temas tão diversos como Chocolates, Cozinha Vegetariana, Pão, “New World Cuisine”, “American Cuisine”, “South American Cuisine”, Sobremesas Contemporâneas e Spa Cuisine.

A partir de 2010, a parceria foi estendida ao intercâmbio de alunos, que permite que anualmente 2 alunos formados na EFTH possam participar durante 1 trimestre em aulas na JWU, e por outro lado, 2 alunos da JWU realizem no Restaurante Anfiteatro o seu trimestre de estágio curricular.

Em 2011, os chefs Sandro Meireles e Pedro Oliveira, da EFTH, realizaram uma demonstração de cozinha açoriana contemporânea no Anfiteatro de Cozinha da JWU para uma plateia de cerca de 120 alunos e formadores. Para além disso, os Chefs da EFTH têm participado de forma cada vez mais ativa em diversas aulas no College of Culinary Arts, levando a experiência da cozinha portuguesa aos alunos daquela instituição.

Ao longo dos anos as iniciativas levadas a cabo no âmbito desta parceria têm contado com o apoio do Consulado Americano nos Açores e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.