Você está aqui: Home » Mostrando items por tag: Azores
Sexta, 24 Nov 2017

Com o objetivo de consciencializar os alunos para a necessidade de serem conhecedores dos seus direitos e capazes de assumirem as suas responsabilidades de uma forma cada vez mais consciente e crítica, no dia 10 de março, as turmas do 1º ano dos cursos Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar participaram numa ação formativa proferida pela Dra. Lina Raposo, jurista da Associação dos Consumidores da Região Autónoma dos Açores (ACRA).

 

Foram apresentados alguns dos problemas mais frequentes existentes nas relações comerciais efetuadas à distância e também foram abordados os temas do livro de reclamações e dos prazos de garantias.

 

Agradecemos à Dra. Lina Raposo que procurou alertar os alunos para adotarem comportamentos de consumo responsável, enquanto consumidores conscientes dos seus direitos e deveres.

Participação no Projeto Parlamento dos Jovens

Segunda, 27 Março 2017 14:29 publicado em Últimas Notícias

A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local” eis o tema em debate no passado dia 21 de Fevereiro de 2017 na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que teve lugar na cidade da Horta (Faial).

 

 

A Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) fez-se representar pelos formandos Filipe Pedroso e Joana Melo do Curso de Cozinha / Pastelaria 2º Ano que obtiveram - após desempate - um honroso 5º lugar.

Formando da EFTH participa no Shark Tank

Terça, 09 Junho 2015 12:21 publicado em Notícias de 2015

Paulo Pereira, formando do segundo ano do curso Técnico de Restaurante/Bar (nível IV), apresentou com sucesso o seu projeto “Alfazeta” no programa Shark Tank.

A ideia consiste na produção de uma vodka e de uma compota de Ananás dos Açores. Esta iniciativa foi vista com entusiasmo por parte dos cinco “tubarões” que propuseram investir 50.000 euros por 50% da empresa.

Recorde-se que este projeto já tinha alcançado sucesso ao ganhar o terceiro lugar na segunda edição do concurso regional IdeiaAçores, realizado em 2014, no âmbito do programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso”.

A Escola de Formação Turística e Hoteleira orgulha-se assim de contribuir para mais um caso de sucesso a nível nacional, que tem por base o conhecimento técnico, o empenho, a dedicação e a vontade de arriscar. À capacidade de iniciativa do formando, a Escola respondeu com o know-how, o apoio técnico nos equipamentos e nos produtos, bem como na elaboração do plano financeiro. As despesas relativas à participação no programa ficaram a cargo da Direção Regional da Juventude.

Para Paulo Pereira, a participação no Shark Tank é um grande mais-valia para o seu futuro, sendo uma experiência enriquecedora que pode representar também uma motivação para todos os jovens dos Açores que tenham vontade de arriscar.

O produto estará brevemente à venda em garrafeiras e em mercados da especialidade.

O Restaurante Anfiteatro entrou para a lista dos restaurantes preferidos do reconhecido blog “Mesa Marcada”.

Também os Chefs Sandro Meireles e Pedro Oliveira viram o seu nome na lista dos melhores Chefs 2014.

Estes são os únicos prémios em Portugal que resultam da votação de um grupo diversificado de pessoas, ligadas ao meio gastronómico.

 

Pode conferir as listas de premiados através dos seguintes links:

http://mesamarcadaospreferidos.blogs.sapo.pt/lista-completa-restaurantes-2014-5817

 

http://mesamarcadaospreferidos.blogs.sapo.pt/lista-completa-chefes-2014-6239

 

De referir, igualmente, o destaque para as outras unidades açorianas, nomeadamente, o Restaurante do Terra Nostra Garden Hotel, o Restaurante Genuino, o Restaurante 100 Espinhas e o Restaurante do São Miguel Park Hotel.

 

No lados dos chefes, referir que, além dos já referidos Sandro Meireles e Pedro Oliveira, os também açorianos Luís Pedro, Ramiro Meneses e João Medeiros estão na lista dos melhores chefes nacionais em 2014.

 

A presença, nesta lista, destes profissionais que são presença assídua nas formações que a EFTH realiza, é um orgulho e uma prova do trabalho realizado pela EFTH, e pelas empresas e profissionais que apostam no seu desenvolvimento constante.

 

A estes nossos amigos, profissionais e empresas, os nossos parabéns pelo trabalho desenvolvido na constante procura de superação e melhoria ao nível das suas competências e do serviço prestado aos clientes.

 

Por outro lado, a referência e os sinceros parabéns aos inúmeros chefes que regularmente colaboram com a EFTH como formadores e que também constam desta lista. É, para a EFTH, motivo de enorme satisfação o sucesso pessoal de todos estes profissionais que, ao longo deste projecto, nos tem brindado com a sua amizade e constante disponibilidade para colaborar nesta missão que é o desenvolvimento das competências dos profissionais açorianos e, por conseguinte, o aumento da competitividade das empresas açorianas.

 

 

 

 


Homenagem ao Dr. Rui Bettencourt

Quarta, 03 Dezembro 2014 10:46 publicado em Notícias de 2014

A Escola de Formação Turística e Hoteleira prestou hoje, dia 2 de Dezembro, no Anfiteatro, uma homenagem ao Dr. Rui Bettencourt, um dos grandes responsáveis pelo nosso projeto.

 

Resta-nos agradecer uma vez mais todo o empenho e dedicação ao ensino profissional nos Açores e à EFTH em particular.

 

Veja a galeria aqui

Jantar Açores em Lisboa

Terça, 18 Novembro 2014 15:32 publicado em Notícias de 2014

Decorreu, a 14 de Novembro, no Altis Grand Hotel em Lisboa, o jantar "Açores em Lisboa" que juntou os profissionais deste prestigiado hotel e da EFTH.

 

Fruto do reconhecimento do trabalho desenvolvido, o Altis Grand Hotel convidou a EFTH a associar-se a esta iniciativa que visava combinar os sabores de Lisboa e Açores, num percurso gastronómico que levou os comensais por sabores típicos de ambas as regiões.

 

Com sala cheia, com um público internacional e muita comunicação social, foi servido o seguinte menu:

 

Entrada Lisboa

Fígado de pato em pastel de nata, estufadinho de moelas, figo fresco e pata negra

Acompanhado por Moscatel de Setúbal

 

Entrada Açores

Mar dos Açores: Lapas confitadas, mousse de ouriços, tártaro de lírio e planta do gelo

Acompanhado por Frei Gigante, branco 2013, Vinho Regional Açores

 

Prato Principal Açores

Boca negra e a lula, a couve-flor e a açafroa, ravioli de búzios e espuma de mandarina

Acompanhado por Curral Atlantis Verdelho / Arinto dos Açores, branco 2013. Vinho Regional Açores

 

Prato Principal Lisboa

Leitão de Negrais confitado a baixa temperatura com batata violeta, legumes baby e molho de laranja, timilho e pimenta de Java

Acompanhado por Vinho Vale das Areias tinto Syrah 2011

 

Sobremesa Açores

Queijos (S.Jorge, S.João e Velho São Miguel), Frutas (Ananás, Araça e Capucho) dos Açores

 

Sobremesa Lisboa

Maça em várias texturas, Crumble de golden, Gelado de Granny Smith, Creme de Bravo Esmolfe e Crocante de Fiji

 

Ambas as sobremesas acompanhadas por Lajido Reserva Doce, 2004, Pico DOP

 

Para terminar, café da Ilha de São Jorge e o típico pastel de nata lisboeta.

 

O evento teve o apoio da SDEA

 

Confira a galeria aqui

10 Fest Açores 2014

Sexta, 11 Julho 2014 15:17 publicado em Notícias de 2014

Terminado o 10 Fest Açores 2014 confira:

 

Galerias de fotos

 

Facebook da EFTH

 

Artigos de jornal nacionais e internacionais

 

Mais uma parceria fantástica!